Energia Solar

Uma breve história da energia solar

Bell Labs Company - Inventores das primeiras placas solares.

Em 1954, a Bell Labs desenvolveu a primeira célula fotovoltaica de silício. Embora a energia solar já tivesse sido capturada e convertida em energia utilizável por vários métodos, somente após 1954 a energia solar começou a se tornar uma fonte viável de eletricidade para dispositivos de energia por longos períodos de tempo. 

As primeiras células solares converteram radiação solar em eletricidade com uma eficiência de 4% – para referência, muitos painéis solares amplamente disponíveis hoje em dia podem converter a luz solar em energia solar acima de 20% de eficiência, um número constantemente crescente. Embora a adoção da energia solar tenha sido lenta a princípio, vários incentivos e políticas estaduais e federais contribuíram para reduzir o custo dos painéis solares o suficiente para se tornarem amplamente adotados. 

Nesse ponto, a energia solar responde por capacidade suficiente para abastecer 11 milhões dos 126 milhões de residências no país. 

 

profissionais inatalando placas de energia solar
Profissionais de Instalações de Placas Solares - Profissão que mais cresceu em 2019

O que é energia solar?

Energia solar é a energia utilizável gerada pelo sol na forma de energia elétrica ou térmica. A energia vinda do sol é capturada de várias maneiras, a mais comum delas é com painéis solares fotovoltaicos que convertem os raios do sol em eletricidade utilizável. 

Além de usar energia fotovoltaica para gerar eletricidade, a energia solar é comumente usada em aplicações térmicas para aquecer espaços internos ou fluidos. 

Proprietários de propriedades residenciais e comerciais podem instalar sistemas solares de água quente e projetar seus edifícios com aquecimento solar passivo em mente para aproveitar ao máximo a energia do sol com a tecnologia solar.

Interessado em se beneficiar da energia solar?

Os painéis solares são instalados em três escalas principais: residencial, comercial e de serviços públicos. A energia solar em escala residencial é normalmente instalada em telhados de casas ou em terrenos abertos (montados no solo) e geralmente varia entre 5 e 20 quilowatts (kW), dependendo do tamanho de uma propriedade. 

Projetos comerciais de energia solar geralmente são instalados em uma escala maior que a residencial. Embora as instalações individuais possam variar muito em tamanho, a energia solar em escala comercial serve a um propósito consistente: fornecer energia solar no local para empresas e organizações sem fins lucrativos. 

Por fim, os projetos solares em escala de utilidade pública são geralmente grandes, várias instalações de megawatt (MW) que fornecem energia solar a um grande número de clientes.

Aprenda a instalar energia solar em apenas 40 dias

Como funciona a energia solar?

Um painel solar (também conhecido como módulo solar) consiste em uma camada de células de silício, uma armação de metal, uma unidade de revestimento de vidro e fiação para transferir corrente elétrica do silício. 

O silício (número atômico 14 na tabela periódica) é um não-metal com propriedades condutoras que permitem absorver e converter a luz solar em eletricidade utilizável. 

Quando a luz atinge uma célula de silício, a luz faz com que os elétrons do silício sejam acionados, iniciando um fluxo de corrente elétrica. Isso é conhecido como “efeito fotovoltaico” e descreve a funcionalidade geral da tecnologia de painéis solares.

A ciência de gerar eletricidade com painéis solares se resume a esse efeito fotovoltaico. Foi descoberta pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel e pode ser considerada uma propriedade de materiais específicos (conhecidos como semicondutores) que lhes permitem criar uma corrente elétrica quando expostos à luz solar. 

O processo fotovoltaico funciona através das seguintes etapas gerais:

  • A célula solar fotovoltaica de silício absorve a radiação solar.
  • Quando os raios do sol interagem com a célula de silício, os elétrons começam a se mover, criando um fluxo de corrente elétrica.

  • Os fios capturam e alimentam essa eletricidade de corrente contínua (CC) a um inversor solar para ser convertido em eletricidade de corrente alternada (CA).

Quanto custa um sistema de energia solar?

Qual o valor de um sistema de energia solar fotovoltaico residencial? O custo total de instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica residencial é de aproximadamente R$ 14.000,00, considerando-se a utilização de um gerador de 1,73 kWp instalado em uma residência com o consumo médio mensal de 186,3 kWh.

Qual é a desvantagem da energia solar?

Uma fonte de energia limpa, renovável e abundante em praticamente todo o planeta, estas são as principais vantagens da energia solar, que pode levar eletricidade e sustentabilidade até em locais isolados, suas desvantagens são a intermitência da geração (apenas durante o dia) e alto custo da tecnologia..

Monte O Seu Negócio de Energia Solar

Aprender a INSTALAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR  é muito simples, porém muito mais fácil se você adquirir o método certo, ferramenta e orientações corretas, que te ajudem a ENTENDER todo o passo a passo da instalação

Assim com o INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE você aprende do básico ao avançado, e já vai poder solicitar o CERTIFICADO EM 30 DIAS para iniciar no mercado de imediato. 

O método INSTALADOR SOLAR É COMPLETO e foi cuidadosamente elaborado para conduzir qualquer pessoa a aprender rapidamente o passo-a-passo, ao aprendizado acelerado de todo o processo do início, envio de orçamento ao cliente, até a venda e a instalação do sistema de energia solar. Um passo a passo completo, detalhado desde a visita ao cliente, dimensionamento, passando pela proposta, fechamento do negócio, entrada na concessionária, instalação e ligação do sistema na rede. A UNICA COISA QUE TERÁ QUE FAZER É SEGUIR O PASSO A PASSO. Como digo, siga o método.

Aprender INSTALAR ENERGIA SOLAR é como dar passos de gigantes e chegar mais rápido ao seu destino e a sua liberdade financeira.

Cada uma das aulas equivale a meses de conteúdo ofertado por outros cursos ou pelos métodos tradicionais, pois focaremos no que realmente importa e o que você precisa para montar seu negócio e faturar nessa área imediatamente: Digo exatamente dos passos que você precisa saber para ter sucesso.

Você está perdendo tempo e dinheiro a cada minuto que passa fora do Mercado Solar.

No INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE,  você aprende do zero, mesmo que não saibam nada de energia e mesmo que não seja da área, e passa rapidamente a compreender a estrutura básica de todo o sistema solar, para seguir com segurança, dia a dia, rumo a MONTAR SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR.

Você vai aprender tudo na prática, coisas que nenhum outro curso ensina e que não se acha em livros e nem na internet. Isso possibilita que você acesse todo o vasto conhecimento disponível sobre o NEGÓCIO DA ENERGIA SOLAR e tenha sucesso garantido no seu novo negócio.

Assim que você se inscreve já vai iniciar as aulas pela internet, em nosso ambiente online. Além do conteúdo, disponibilizamos várias apostilas e mais de 180h em videos com diversas instalações que praticamente vai lhe dar toda a segurança quanto precisar enviar um orçamento ao seu cliente e também tirando todas as suas dúvidas de instalação

Resumindo, no curso online teremos, textos, vídeos e materiais de apoio, tudo em sequências para você simplesmente avançar e não ter nenhuma dúvida na hora que for fechar negócio com o cliente ou mesmo na hora que estiver instalando.

Tudo foi planejado para que você entre no mercado de 30 a 40 dias. Embora saibamos que algumas pessoas precisam de mais tempo. Por isso a sua senha de acesso ao curso terá validade por 2 anos e o aluno poderá ver, rever, tirar dúvidas, baixar videos para o celular, acessar as dicas e links e aprender com os materiais adicionais.

Além de tudo que você precisa para aprender e que já está no ambiente online, eu e minha equipe estamos sempre interagindo para acrescentar novas sacadas e materiais novos. E o melhor é que se você se inscrever agora no curso online GANHA O CURSO PRESENCIAL GRÁTIS. Estamos presentes em quase todas as capitais do país.

Quem entra na jornada de aprendizagem INSTALADOR SOLAR tem tudo o que precisa para jamais ficar pelo caminho, conseguindo desenvolver SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR com toda segurança para deixar o seu cliente sempre satisfeito.